Projetos

SINOPSE. Este projeto tem como principal objetivo a construção e desenvolvimento de um campus académico de educação, formação e cidadania que responda às necessidades organizacionais e formativas da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Este Campus integrará diversos serviços online e será suportado por uma plataforma tecnológica que agregará tecnologias de eLearning e de eManagement, que procurarão tornar mais eficientes os processos de natureza pedagógica, académica, administrativa e de cidadania digital. A componente de eLearning irá ser desenvolvida tendo por base a plataforma Moodle, centrando a sua funcionalidade nos serviços mais importantes de gestão de conteúdos pedagógicos e das aprendizagens.
SINOPSE. As instituições educativas enfrentam, hoje, o desafio não só de promover o desenvolvimento das competências ou literacias fundacionais, mas também o de fomentar a maturação de competências cognitivas e sociais, designadas por alguns organismos internacionais (WEF, 2015) como as Competências-chave para o Século 21. Assente numa metodologia de aprendizagem ativa de visualização e análise de filmes dedicados a temas das áreas da cidadania e das ciências sociais, neste projeto de investigação-ação o cinema é usado como estratégia para o desenvolvimento de competências-chave, relacionadas com o pensamento crítico, a resolução de problemas, a cooperação, a comunicação e a assertividade social.

EQUIPA: J. António Moreira, UAb; NEPES/CEIS20/UC; Sara Dias-Trindade, FL/UC; NEPES/CEIS20/UC.
SINOPSE. O projeto Masculinidades e Sexualidades em contexto prisional propõe-se explorar as múltiplas configurações das sexualidades e das masculinidades elaboradas por reclusos em contexto prisional, tendo como objetivo principal criar conteúdos pedagógicos no âmbito da cidadania sexual, sexualidade, não discriminação e promoção da igualdade de género, a partir de novos ambientes e possibilidades de aprendizagens. Concretamente, procura-se reforçar as competências e os conhecimentos didáticos e pedagógicos criando espaços de aprendizagem ao longo da vida para pessoas que estão privadas de liberdade, em diferentes áreas da sexualidade e género.

EQUIPA: Cristina Pereira Vieira, UAb; CIEG (Coord.); Luís Santos, UFP; Dália Costa, ISCSP-UL; CIEG.